Terraço jardim

Localização: Navegantes, Santa Catarina, Brasil

Ano do Projeto: 2018

Status: Proposta conceitual

Dois esboços foram oferecidos para um telhado verde intensivo (área de 1200 m²). O design escolhido é caracterizado como contemporâneo, naturalista e sustentável.

 

O objetivo é:

1. Criar um jardim verde com interação com a arquitetura existente;

2. Usar elementos que diminuem o calor: materiais para superfície (madeira, pedras, seixos etc.); planejar superfície horizontal com vegetação com maior aproveitamento possível; criar sombras (guarda sol, pergolados, trepadeiras, árvores, arbustos etc.); utilização de cores claras etc.

3. Planejar o espaço para o uso apropriado- criar espaços temáticos

4. Criar o jardim com manutenção fácil e sustentável (limpeza de superfícies, regar e cuidar de plantas, qualidade de materiais e instalação).

 

No primeiro esboço, o território é dividido em 4 zonas - área principal de lazer, área de descanso, um ponto de encontro e uma zona verde. No segundo esboço, há um passeio ao redor do território ao longo das paredes com as janelas, criando e efeito da galeria. Existe também um local de descanso, um ponto de encontro e "salas verdes" na zona verde.

 

No primeiro esboço, a principal zona de descanso está localizada na parte central da área, enquanto a segunda está no lado, na frente da entrada principal. A sombra é criada com pérgolas: no segundo esboço é feito com o telhado para que os visitantes possam ficar lá durante a chuva. Pérgolas são cercadas por trepadeiras, dessa forma esfriando o espaço, no segundo esboço, porém para uma sensação ainda mais agradável, é oferecida uma parede verde. Há um minibar, onde são servidos bebidas geladas e alguns petiscos em eventos especiais.

 

'' Sala verde '' é uma construção leve, desenhada em forma de losango, com uma cobertura de teto móvel para sombra. Esse lugar é destinado a reunir pequenos grupos de pessoas e criar uma sensação de estar perto da natureza. Ideias semelhantes foram criadas no primeiro esboço, com os bancos lacônicos e modernos localizados nas superfícies naturais: plantas resistentes de baixa altura e seixos ornamentais organizados em uma composição de canteiros e caminhos de formas atraentes.

 

No primeiro esboço, a maior parte do território é coberta por "tapete sedum"², enquanto plantas superiores, pequenos arbustos, trepadeiras e árvores são plantados nos vasos com o nível mais alto de substrato. No segundo esboço, o principal acento das plantas ornamentais está localizado ao redor da principal zona de descanso, o resto do território é coberto com gramíneas ornamentais e árvores nos vasos de flores elevados em formas arredondadas.

² O produto feito de plantas herbáceas suculentas, perenes, com altura aproximada de 10 cm.